... Aos apoiadores culturais (físicos e empresariais), que auxiliam com suas presenças e continuidade deste site, meus sinceros agradecimentos. ... "É preciso que os individuos compreendam que a sua existência social está ligada ao solo, ao passado comum e à grandeza moral dos homens de ontem, cujo produto do esforço individual, delegando às gerações de hoje, os frutos deste trabalho. " ...

Comentários

Prezado Mario,

Caso precisar de histórico mais consistente desta região de Vila Zelina e sua adjacências, temos um trabalho técnico realizado durante 3 anos onde checamos todos os moradores e comerciantes desta região junto ao cartório de imóveis e listas de imigração desde 1920 até 2010.

Na realidade a Vila Zelina não teve predominãncia só lituana mas de uma mescla de 14 comunidades de imgirantes do centro e leste da Europa mais italianos, portugueses, espanhois, japoneses e brasileiros natos, onde além da Igreja Católica Lituana, tivemos uma igreja ortodoxa russa na Av. Zelina e temos até hoje a Igreja Batista Boas Novas e a Igreja Evangélica Assembléia de Deus fundadas pela comunidade russa.

Parabéns pelo site, é desta forma que perpetuamos as nossas memórias.

Um Grande Abraço,
 
Data de postagem: 24 agosto 2015
Postado por: Victor
Vila Zelina
www.amoviza.org.br
Marcello Cimino, corretor de Imóveis e ator, nasceu e até hoje vive na nossa querida Vila Prudente, o qual de família tradicional do bairro, seus bisavós vindos da Itália se instalaram aqui há mais de um século. Seus pais foram um dos pioneiros no setor imobiliário da região, pois iniciaram suas atividades no ano de 1968, além de outros familiares que posteriormente seguiram o mesmo ramo de atividade com muito êxito.

Deixo aqui registrado o meu agradecimento e minha paixão pelo nosso bairro, bem como pelos grandes amigos aqui conquistados, e ao amigo Mario Ronco Filho por este belíssimo site, e dizer também que fico feliz e parabenizo a todos de ver nosso bairro em pleno crescimento com a vinda do Metrô, universidades, shoppings centers e outros, fortalecendo também o comércio de nossa Região, e mesmo assim não perdendo a característica de morarmos em uma cidade do interior, no que se diz respeito as famílias se conhecerem, se cumprimentarem na rua, frequentarem os mercados e restaurantes tradicionais do bairro ... enfim...

Salve a nossa querida Vila Prudente e região.

Um grande abraço a todos.

Marcello Cimino

www.marcellocimino.com.br
Fone : (11)2533-7590
 
Data de postagem: 24 junho 2015
Postado por: Marcello Cimino
Rua do Orfanato N265 - A Conj. 101
www.marcellocimino.com.br
Que bela iniciativa.
Este site é realmente uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento da Vila Prudente!
Parabéns!
 
Data de postagem: 04 junho 2015
Postado por: Ricardo Teixeira
Nasci na antiga Rua Ibiapina em Maio de 1946, estudei no Círculo Operário de Vila Prudente. O 1º ano fiz com a professora D.Iracema, 2º ano com a irmã Miriam, 3º ano com a irmã Tereza e o 4º ano com o prof. Jair, claro que não posso deixar de citar o padre Vittalis e a irmã Casemira.

Sou filho de Pedro Gonçales Haro e Appolonioa Sanches Gonçales, meu pai era conhecido por "PEDRINHO" corretor de imóveis que ajudou muitas pessoas a conseguirem a casa própria criando vários loteamentos em toda região.

Tenho muito a agradecer também, além do Círculo Operário de Vila Prudente, a escola comercial José de Anchieta na Praça Veiga Cabral e ao Senai Morvan Figueiredo na rua Oratório.

Um abraço a todos meus amigos da época que vai de 1946 até 1980, último lugar que morei foi na rua Cananéia e o meu apelido era "LEGIO".
 
Data de postagem: 28 maio 2015
Postado por: Silvio Gonçales
Vila Pauliceia - São Bernardo do Campo/SP
Meu nome é Lauro Müller. Fui morador da Vila Prudente durante toda minha vida.

Lá na Vila, compus umas 250 canções, que foram gravadas por diversos artistas contemporâneos de mim, entre elas o álbum ISTO É SÃO PAULO, com 14 musicas gravadas na voz de Silvio Caldas, o seresteiro do Brasil, que ainda contou com a contracapa de Guilherme de Almeida, o príncipe dos poetas.

Neste LP resolvi homenagear vários bairros de nossa cidade, gravando uma faixa para cada bairro.

Como fui da Vila Prudente, não poderia deixar de homenagear o meu bairro, canção que hoje ouço com muito orgulho e alegria, como tema musical deste website.

Obrigado Vila Prudente.

Lauro Müller - In memória
 
Data de postagem: 15 maio 2015
Postado por: Lauro Müller
Como participante de várias atividades extracurriculares e autor de um livro ainda não publicado, leitor de grandes filósofos, indo desde René Descartes até Paulo Coelho.

Até que um dia eu ouvi um grande homem dizer que as pessoas fazem história, só não sabem que estão fazendo.

Porém, eu acredito que quando nos levantamos pela manhã, já sabemos que nem que seja só um pouco, estamos fazendo a nossa história e uma parte daqueles que estão ao nosso redor.

Quando então me inspirei para escrever algo, veio a ideia de um livro, junto com milhares de pensamentos e emoções e aqui desejo transmitir à quem estiver lendo este depoimento, a graça descrita do poema que me inspirou, espero que todos leiam, gostem e reflitam sobre o mesmo:

"Amar é falar tudo
Que jamais conseguiria
Ser feliz é conquistar
Aquilo que você precisa
E nada mais
Sorrir não é ser falso
É ser forte e verdadeiro
Perder não é sofrer
Mas é ganhar espaço
Para melhores momentos
Chorar não é estar derrotado
É tirar suas energias ruins
Para poder ganhar boas
Para finalizar
Morrer não é o fim
Mas a consequência de uma vida
Agora basta a você decidir
Se é a consequência de uma vida
Boa ou ruim."
 
Data de postagem: 01 abril 2015
Postado por: Ennzo Moura
Facebook
Prezado Sr. Mario Ronco

Fiquei surpresa e contente quando mexendo no computador encontrei, não sei como, a história de Vila Prudente narrada pelo senhor. Mais uma vez fiquei contente em saber que um seu ideal tinha se concretizado, mas, fiquei mais surpresa quando vi que de certa forma pude contribuir e participar deste seu ideal.

Eu sou Escholastica, filha de Mario Opitz e faço parte do grupo na foto do jardim de infância da Escola Orozimbo Maia (por isso a minha participação rsrsrs), foto esta que lembro ter lhe cedido pessoalmente quando fui localizada, não sei como, há mais ou menos 40 anos passados.

Quero parabeniza-lo e agradecer por ter feito com que eu voltasse no túnel do tempo e lembrasse de passagens da minha infância: o bonde 32, a Estação de Ferro do Ipiranga, os nomes das ruas e até do Padre Damião que me batizou. Que loucura!!! Isto tudo acontecendo em 3/4 de século.

Quero agradecer a quem de direito a homenagem feita ao meu pai (dando o seu nome a uma Praça), pena que tenha sido com sobrenome errado e que na correção em seu livro ainda continua errado é OPITZ e não OPTIZ.

Mais uma vez parabéns.
Agradecida.
 
Data de postagem: 29 janeiro 2015
Postado por: Escholastica Aparecida Opitz Cordeiro
Nasci cresci e estou envelhecendo no bairro mais maravilhoso desta terra te amo VILA PRUDENTE.
 
Data de postagem: 20 janeiro 2015
Postado por: Tania Biral Nogueira
Facebook
Vim até aqui e tive a oportunidade de acordar a saudade pelos velhos tempos de criancice; Vila Prudente, o bonde que só chegava até a Estação, a Turma dos Hungarezinhos que temíamos, pois éramos do Ipiranga (lá do lado da Fábrica Jafet), os banhos nos rasos de água onde hoje está a Fábrica Ford, furtar amendoim dos vagões de carga estacionados perto da av. Presidente Wilson, os incêndios na fábrica de óleo Maria, nos armazéns de algodão..... Senhor Mario Ronco, apreciei imenso seu portal, agradecendo seu esforço, pois agora na velhice é que me dou conta de quanto o passado é forte, nos marca indelevelmente. E nem vou relatar a saudade de minhas professoras, das escolas, da rua Bento Vieira onde jogava "enfinca" na terra. Novamente agradeço seus esforços.
 
Data de postagem: 25 dezembro 2014
Postado por: Estéfani JOSÉ Agoston
Um velho com muitas saudades, Salto/SP
http://acordatapuia.blogspot.com.br/
Fico muito feliz com a disponibilização da obra online, não só pelo amor ao bairro, como também pela menção a meu trisavô, Januario Raso, gerente da Cerâmica; e, de meu bisavô, Panfilio Bernardino Raso, subdelegado e cofundador do Partido Republicano Paulista na Região.
Enfim, desejo sucesso na divulgação da obra!
 
Data de postagem: 10 setembro 2014
Postado por: Rodrigo Raso
Facebook

<< Iníciar Anterior 1 2 3 4 Próximo Último >>

Página 1 de 4


Enviar
* campos obrigatórios.
Seu Nome:*
Email:*
About You:
Sua localização:
Seu website:
Sua foto:
As imagens não devem ser maior que 500x500 px e 250 kb
Codigo de Segurança:
Digite o código:*
Envie seu comentário:*

Editor e Autor

Jornalista Mario Ronco Filho

 

Jornalista

Mario Ronco Filho

As imagens e vídeos utilizados foram retirados de fontes da internet, exceto as fotos da história.

Rede Social

YoutubeFacebook

Apoio Cultural

  • Círculo Saúde
  • Civitatis
  • DOC Consultoria
  • Colégio Marco Zero
  • Maldi Advocacia
  • MR Comunicações
  • StampTec Peças Estampadas
  • Vipronet Rolamentos
  • Cia de Dança 100 Limite
  • Financial Contabil
  • TTI - Tecnologia Informática
  • Magazine Luiza
  • Projeto 34S
  • Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente

COLABORE,

CONTRIBUA

E SEJA UM

PARCEIRO !!?

 

APOIE ESTE PROJETO !!?

 

"Você sabia que a história do bairro de Vila Prudente faz parte do acervo digital nas maiores bibliotecas mundiais, principalmente a Biblioteca Mundial da ONU !?"

 

É simples e fácil!

para VOCÊ e para o seu NEGÓCIO!

Contribua na divulgação do seu bairro.

Mostre quem é você e o que você faz!

 

Faça contato e iremos até você !!!

mario.roncofilho@gmail.com